Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
CITOCINAS- NÍVEL 3
1) (CESPE UNB) As citocinas são glicoproteínas solúveis que atuam modulando a resposta imunológica e, apesar de sua meia-vida ser curta, existe grande interesse terapêutico no uso dessas moléculas. Com relação às interleucinas, assinale a opção correta.
a) O fator de necrose tumoral (FNT), produzido por macrófagos e células T, inibem a ativação de neutrófilos, ativam células epiteliais e aumentam as proteínas da fase aguda.
b) A IL-4 é principal interleucina no desenvolvimento, maturação e sobrevida do eosinófilo.
c) A IL-9 é produzida por células Th1, Th17 e Th9, e atua em conjunto com TGFβ na diferenciação dos linfócitos Th17, mas não tem sinergismo na função supressora das células T regulatórias.
d) As células Th1 e os macrófagos produzem a IL-25, que induz o recrutamento de eosinófilos para as vias aéreas.
e) As células Th1 ativadas produzem IL-21. Essa interleucina aumenta a proliferação e a função efetora dos linfócitos TCD8+ e das células NK e regula de forma negativa a síntese de IgE.
2) Sobre o Fator de Transformação do Crescimento -B, assinale a correta.
a)Proteína homodimérica sintetizado e secretado por linfócito T citotóxico.
b) Responsável pela ativação clássica de macrófagos, neutrófilos e células endoteliais.
c) Promove o desenvolvimento do padrão Th17 de células CD4 quando estimuladas por IL-1 e IL-6.
d) Induz a formação de IgA a partir de células T.
3) (ENADE - 2016) As citocinas são proteínas regulatórias produzidas e secretadas por vários tipos celulares. Entre elas, destacam-se os interferons (IFN-α, IFN-β e IFN-y). A clonagem dos genes que codificam os três tipos de interferons possibilitou a produção dessas citocinas pelas indústrias de biotecnologia, o que reduziu substancialmente os custos de produção e tem possibilitado o uso clínico dessas citocinas em várias doenças.
Considerando as células produtoras, as ações dos interferons e as possibilidades de uso clínico dessas citocinas, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os interferons são produzidos por macrófagos, induzem a diminuição da expressão de moléculas de MHC I e MCH II, aumentam a atividade das células NK e podem ser empregados como tratamento das hepatites.
II. IFN-α, IFN-β e IFN-y são secretados por macrófagos e células Th1, induzem o estado antiviral em células nucleadas e podem ser usados clinicamente nas doenças granulomatosas crônicas.
III. IFN-α, IFN-β e IFN-y são secretados por diferentes tipos celulares e aumentam a expressão de moléculas de MHC I, sendo que IFN-α pode ser utilizado para o tratamento de vários tipos de neoplasias malignas.
IV. O IFN-y é secretado por células Th1, melhora a capacidade das células fagocíticas na eliminação de patógenos e pode ser utilizado no tratamento da doença granulomatosa crônica.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
4) (FIOCRUZ - 2010) Linfócitos T produzem mediadores solúveis, denominados citocinas, que controlam ou modulam praticamente todos os tipos de respostas mediadas por células. Sobre esses fatores, analise as afirmativas a seguir.
I. Macrófagos são ativados por produtos de linfócitos T, como o interferon gama, que é uma das citocinas importantes no processo de hipersensibilidade tardia.
II. A produção de imunoglobulinas é controlada por citocinas secretadas por linfócitos T ditos auxiliares, podemos citar como um exemplo destas citocinas a interleucina 4.
III. A interleucina 2 é necessária para a indução de proliferação de células T CD4+ e CD8+.
Assinale:
a) se somente a afirmativa III estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.