Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
IMUNIDADE DE TUMORES - NÍVEL 2
1) Assinale a alternativa correta sobre os antígenos e respostas tumorais.
a) A origem dos tumores se dá unicamente através da expressão de antígenos mutados com o fenótipo diferente das células normais.
b) Uma vez que a imunidade dos tumores é específica, as células efetoras T CD8 agem de forma isolada para combater as células tumorais.
c) A maioria dos tumores é fracamente imunogênico e isso está relacionado com a instalação e crescimento tumoral.
d) Anticorpos específicos para células tumorais reconhecem antígenos que são utilizados para o diagnóstico, entretanto não são alvos em potencial para terapia com anticorpos.
e) A célula Natural killer combate o tumor, quando a expressão do complexo principal de histocompatibilidade ligado a peptídeos tumorais está aumentado.
2) (CESPE/UnB – SESA/ES/2013) O câncer é um grande problema de saúde pública, afetando tanto crianças como adultos. Na década de 1950, Macfarlane Burnet propôs o conceito de vigilância imunológica, em que o sistema imune teria a função de reconhecer e destruir clones de células transformadas. Acerca do assunto em questão, assinale a opção CORRETA.
a) Antígenos oncofetais como alfa fetoproteína são produzidos em altos níveis, tanto em tecidos de adultos como em células cancerosas, mas não em fetos normais.
b) O principal mecanismo de defesa contra o tumor são os linfócitos B, e aqueles que conseguem evadir são destruídos pelas células NK (natural killer).
c) A produção de proteínas imunossupressoras, diminuição da expressão de MHC de classe I e a ausência de produção de antígeno tumoral são mecanismos que as células tumorais utilizam para evadir da resposta imunológica.
d) Imunoterapia passiva é o termo utilizado ao tratamento com câncer que recebe uma substância capaz de gerar resposta imunológica para eliminar o tumor.
e) Alguns vírus de DNA estão envolvidos no desenvolvimento de tumores tanto em humanos como em animais e os produtos desses vírus oncogênicos induzem as respostas de células B.