Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
ATIVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE LINFÓCITOS- NÍVEL 1
1) Qual órgão anatômico o linfócito apresenta o complexo pré-TCR??
a) Baço
b) GALT
c) Timo
d) Medula Óssea
e) Fígado
2) Quais os principais motivos para as células dendríticas serem as únicas eficientes na ativação de linfócitos T virgens?
a) Captação de antígenos, apresentação no MHC de classe II, capacidade de migração até os órgãos linfoides secundários, secreção de mediadores inflamatórios.
b) Captação de antígenos, apresentação no MHC de classe II, expressão de níveis elevados de moléculas coestimulatórias, secreção de citocinas.
c) Captação de antígenos, apresentação no MHC de classe II, expressão de CD40, expressão de moléculas coestimulatórias.
d) Captação de antígenos, apresentação no MHC de classe II, não expressão de moléculas coestimulatórias, capacidade de migração até os órgãos linfoides secundários
e) Captação de antígenos, apresentação no MHC de classe II, capacidade de migração até os órgãos linfoides secundários, expressão de CD40 e expressão de moléculas coestimulatórias.
3) A ativação e a fase efetora da resposta imune celular são acionadas pelo reconhecimento do antígeno. Em relação a isto, afirma-se CORRETAMENTE que:
a) inicialmente o linfócito T executará suas funções efetoras para, posteriormente, diferenciar-se e expandir-se clonalmente;
b) a principal citocina para a proliferação clonal dos linfócitos T nos órgãos linfoides secundários é a interleucina 7;
c) a diferenciação para linfócitos Th1 ocorre em resposta a helmintos e alérgenos;
d) a morte mediada pelos linfócitos CD8+ utiliza o macrófago como principal célula efetora;
e) a via coestimulatória mais bem caracterizada na ativação da célula T é a que envolve as moléculas CD28 e B7.