Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
ATIVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE LINFÓCITOS- NÍVEL 2
1) A respeito da diferenciação do linfócitos,assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
I ( ) A seleção negativa dos LT ocorre na medula tímica, pois nesse local as células apresentam o fator de transcrição AIRE.
II ( ) A principal função da seleção negativa é promover a sobrevida dos linfócitos com TCR funcional.
III ( ) Linfócitos B não passam por seleção durante sua maturação.
IV ( ) A cadeia pesada do BCR pode sofrer um segundo rearranjo, caso o primeiro arranjo não gere um receptor funcional (ediç.
V ( ) Entre os eventos que ocorrem durante a maturação de células B estão a recombinação somática das cadeias pesadas e leves, seleção do repertório de células, hipermutação somática e mudança de isotipo
a) F, V, V, F, V
b) V, F, F, V, F
c) F, V, F, F, V
d) V, F, F, F, V
e) F, F, V, F, V
2) (FIOCRUZ) Assinale a afirmativa que apresenta características que distinguem uma célula Th1 de uma Th2.
a) O nível de expressão do receptor para antígenos é diferente, sendo a expressão menor em células Th2.
b) A célula Th1 expressa a molécula CD8, enquanto a Th2 expressa CD4.
c) O conjunto de citocinas produzidas por células Th1 e Th2 é diferente, ocorrendo (entre outras citocinas) produção de IL-4 pela Th2 e IFN- pela Th1.
d) A célula Th2 é importante para a ativação de macrófagos, já que secreta grande quantidade de IL-5.
e) A célula Th1 é necessária para a produção de IgE, já que secreta grandes quantidades de IFN-γ.
3) (FIOCRUZ) Em relação ao padrão de migração e localização tecidual das diferentes populações linfocitárias, assinale a alternativa correta.
a) Linfócitos T efetores migram e se localizam em determinados sítios teciduais/inflamatórios, enquanto linfócitos virgens circulam entre os órgãos linfóides secundários até encontrarem o antígeno ou morrerem.
b) Linfócitos T efetores migram e se localizam nos órgãos linfóides primários, enquanto linfócitos virgens circulam entre os órgãos linfóides secundários até encontrarem o antígeno ou morrerem.
c) Linfócitos T virgens migram e se localizam em determinados sítios teciduais/inflamatórios, enquanto linfócitos efetores e de memória circulam entre os órgãos linfóides primários até encontrarem o antígeno ou morrerem.
d) Linfócitos T virgens migram e se localizam em determinados sítios teciduais/inflamatórios, enquanto linfócitos efetores circulam entre os órgãos linfóides secundários até encontrarem o antígeno ou morrerem.
e) Linfócitos T virgens e efetores migram e se localizam em determinados sítios teciduais/inflamatórios, enquanto linfócitos de memória efetora circulam entre os órgãos linfóides secundários até encontrarem o antígeno ou morrerem.
4) (FIOCRUZ) Dentre as afirmativas abaixo, assinale qual delas não descreve o padrão de atividade do sistema imunológico num indivíduo onde há problemas na função de linfócitos T auxiliares (CD4+), mas o desenvolvimento de linfócitos B é normal.
a) A resposta contra vírus seria prejudicada, pois a diferenciação de linfócitos T citotóxicos (CD8+) depende, em certas situações, de células T auxiliares.
b) A resposta de macrófagos estaria prejudicada, visto que linfócitos T CD4+ secretam IFN-, importante para uma melhor ativação destas células.
c) A resposta de anticorpos seria prejudicada, não havendo o aparecimento eficiente de células de memória e secreção de outros isotipos de imunoglobulinas que não a IgM.
d) A resposta de anticorpos seria normal, pois não há nenhuma alteração na maturação de linfócitos B.
e) O desenvolvimento de memória imunológica a antígenos vacinais estaria prejudicado.
5) (FIOCRUZ) Sobre o processo de ativação de linfócitos T, assinale a afirmativa incorreta.
a) Os linfócitos T CD4+, quando ativados, secretam várias citocinas, entre elas a interleucina 2, a interleucina 4 e o IFN-.
b) Os linfócitos T CD8 , quando ativados, não secretam citocinas.
c) Durante a ativação de linfócitos T, várias tirosina-quinases são ativadas.
d) Durante a ativação de linfócitos T, várias serina/treonina-quinases são ativadas.
e) A ativação está associada a aumentos intracelulares de cálcio, que leva a ativação de quinases dependentes de cálcio.
6) (CESPE/UnB - Concurso para Médico Alergista) Assinale a opção correta com relação aos mecanismos de tolerância imunológica.
a) Anergia é um mecanismo de tolerância periférica em que linfócitos TCD4+ reconhecem autoantígenos na ausência de moléculas coestimulatórias ou na presença de moléculas inibitórias CTLA-4, levando a uma não ativação desse linfócito.
b) A supressão de linfócitos TCD4+ autorreativos ocorre por atividade de células T regulatórias com a secreção e TGFβ, IL-10 e inibição de IL-2.
c) Os mecanismos de tolerância central dos linfócitos B autorreativos correspondem a anergia e supressão.
d) As seleções negativa e positiva são mecanismos da tolerância periférica.
e) Denomina-se seleção positiva o processo em que os linfócitos TCD4+ ou TCD8+ são deletados ao reconhecer os antígenos com alta afinidade no timo.
7) Os linfócitos T saem do timo em um estado quiescente e se ativam na periferia ao encontrar os antígenos para os quais são específicos, os quais são apresentados pelas moléculas do MHC expressas nas células apresentadoras de antígeno. No que tange a ativação das células T, é correto afirmar que:
(A) os linfócitos T precisam basicamente de dois sinais para se ativarem: o 1° dado pelo TCR e o 2° pela molécula co-estimulatoria CD28.
(B) As células apresentadoras de antígeno secretam o fator de crescimento necessário para a proliferação dos linfócitos T.
(C) A maioria das células nucleadas expressa as moléculas da família B7, reconhecidas pelo CD28, mas não expressam MHC II e por isso não são células apresentadoras de antígeno profissionais.
(D) O receptor da IL-2 é expresso constitutivamente nos linfócitos T para permitir sua rápida proliferação.
(E) As células T efetoras recentemente ativadas necessitam reconhecer tanto o complexo MHC/peptídeo como as moléculas co-estimulatórias para exercer suas funções .