Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
ATIVAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE LINFÓCITOS- NÍVEL 3
1) (CESPE/UnB - Concurso para Médico Alergista) Os linfócitos originam-se na medula óssea e são responsáveis pela imunidade adaptativa celular de acordo com seus tipos. Assinale a opção correta com relação aos subtipos de linfócitos T.
a) A diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos ocorre na medula óssea por mecanismo linfócito T dependente.
b) Os linfócitos TCD4 são influenciados por interleucinas IL-4, fatores de transcrição GATA-3 e STAT6. Estes depois de diferenciados em linfócitos Th2 e ativados, secretam IL-4, IL-13 que estimulam os linfócitos B a produzirem IgA.
c) Na presença de IL-6 e TGF-B ou IL-21, os linfócitos T diferenciam-se em células Th17, e, depois de ativados, produzem IL-17, IL-21 e IL-22 que produzem inflamação rica em neutrófilos e causam dano tecidual.
d) Os linfócitos Th1 diferenciam-se a partir de citocinas IL-2, IL-12, IL-18 e INF-γ, e, depois de ativados, estimulam os macrófagos a produzirem colágeno, levando à formação de granulomas.
e) A maturação dos linfócitos TCD8 (citotóxicos) acontece na medula óssea.
2) Em relação à resposta imune é correto afirmar que:
(A) as citocinas são produzidas na resposta imune inata como mediadores dos processos inflamatórios
(B) a resposta imune específica diferencia-se da inata principalmente pela falta de memória imunológica
(C)a resposta imune secundária produz anticorpos com maior afinidade pelo antígeno;
(D) a resposta imune específica ocorre da mesma maneira durante a exposição repetida ao antígeno
(E) somente cerca de 10% dos linfócitos T maduros são aptos para se engajar em respostas T-dependentes
3) (FIOCRUZ - 2010) Os linfócitos T saem do timo em um estado quiescente e se ativam na periferia ao encontrar os antígenos para os quais são específicos, os quais são apresentados pelas moléculas do MHC expressas nas células apresentadoras de antígeno. No que tange a ativação das células T, é incorreto afirmar que:
(A) os linfócitos T precisam basicamente de dois sinais para se ativarem: o 1° dado pelo TCR e o 2° pela molécula co-estimulatoria CD28.
(B) As células apresentadoras de antígeno secretam fatores necessários para a ativação dos linfócitos T.
(C) A maioria das células nucleadas expressa as moléculas da família B7, reconhecidas pelo CD28, mas não expressam MHC II e por isso não são células apresentadoras de antígeno profissionais.
(D) O receptor da IL-2 é expresso constitutivamente nos linfócitos T para permitir sua rápida proliferação.
(E) As células T efetoras recentemente ativadas necessitam reconhecer tanto o complexo MHC/peptídeo como as moléculas co-estimulatórias para exercer suas funções .