top of page

ANTICORPOS- NÍVEL 2

1) Assinale a alternativa incorreta:
a) Linfócitos B virgens possuem como receptor IgM ou IgD
b) O auxílio de linfócitos T é essencial na maturação e troca de classe de cadeia dos anticorpos
c) A resposta humoral dos linfócitos B em relação a antígenos polissacarídicos ou lipídicos possui a
mesma intensidade da resposta à antígenos proteicos
d) A resposta humoral em um contato secundário com determinado antígeno é de maior intensidade
que o contato primário

2) Correlacione as colunas:
1 – IgM
2 – IgG
3 – IgA
4 – IgE
( ) Ativa mais facilmente o sistema complemento
( ) Relacionado a imunidade mucosa
( ) Relacionada a degranulação dos mastócitos
( ) Opsonização para posterior fagocitose

3) Em relação a estrutura das imunoglobulinas, considere as seguintes afirmativas:

I - Comparações entre as sequências de aminoácidos das regiões variáveis das imunoglobulinas mostram que a maioria das variações reside em três regiões chamadas de regiões hipervariáveis ou regiões determinadoras de complementaridade;

II - Anticorpos com especificidades diferentes têm diferentes regiões determinadoras de complementaridade, enquanto que anticorpos de exatamente mesma especificidade têm regiões determinadoras de complementaridade idênticas;

III - Regiões determinadoras de complementaridade são encontradas em ambas as cadeias pesadas e leve.

Conclui-se:

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas;

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas;

c ) Somente as afirmativas II e III estão corretas;

d) Somente a afirmativa I está correta;

e) Todas afirmativas estão corretas.

4) Em relação a estrutura das imunoglobulinas é incorreto afirmar:

a) Embora diferentes imunoglobulinas possam diferir estruturalmente elas são todas construídas a partir das mesmas unidades básicas.

b) Todas as imunoglobulinas têm os mesmos elementos na estrutura básica monomérica:  quatro cadeias como unidade básica.

c) A porção variável das imunoglobulinas pode ser composta pelas cadeias κ ou λ, somente.

d) As cadeias pesada e leve e as duas cadeias pesadas são mantidas juntas por pontes dissulfeto intercadeia.

e) Ambas as cadeias pesadas e leves poderiam ser divididas em duas regiões baseando-se na variabilidade da seqüência de aminoácidos.

5) (Adaptado de CEPERJ/2011/Fundação Saúde - RJ/ Hemoterapia/Histocompatibilidade/Biólogo, Farmacêutico e Biomédico) Pode-se definir linfócito B como:

a) Tipo de célula que atua como mediador de respostas imunes mediadas por células no sistema imune adaptativo. Povoam tecidos linfoides secundários e são recrutados para sítios periféricos de exposição a antígenos.

b) Tipo de célula cuja função efetora principal é reconhecer e destruir as células hospedeiras infectadas por vírus ou outros microrganismos intracelulares. Geralmente expressam CD8 e reconhecem os peptídeos microbianos exibidos pelas moléculas MHC de classe I.

c) O único tipo de célula capaz de produzir moléculas de anticorpos e, portanto, o componente celular central das respostas imunes humorais. Desenvolve-se na medula óssea.

d) Célula presente na epiderme da pele e nos epitélios mucosos que expressa tipicamente uma diversidade limitada de receptores de antígenos. Pode ser considerada célula efetora de imunidade inata.

6) (Adaptado de UFV-JULHO/2007) Na espécie humana, a defesa contra agentes patogênicos e substâncias que superam as barreiras externas de proteção é função realizada pelo sistema imunitário. Com relação a este sistema, é CORRETO afirmar que:

a) a imunidade celular é mediada por uma molécula efetora chamada de anticorpo.

b) a imunidade humoral é mediada por uma célula efetora, o linfócito T citotóxico.

c) os antígenos são as substâncias estranhas, que quando imunogênicas provocam uma reação imunitária mediada por linfócitos.

d) a resposta imunológica é desprovida de mecanismos reguladores de intensidade, tendendo sempre a lançar o seu potencial máximo contra um patógeno invasor para garantir o sucesso.

imagem anticorpo.jpg

7) Com relação à figura precedente, que ilustra a estrutura de uma molécula de anticorpos, assinale a opção correta:

a) A ligação do anticorpo com o antígeno é classificada como não específica, porque as moléculas de anticorpos apresentam região variável.

b) Por ser constituída de cadeias pesadas e leves, a molécula de anticorpo só consegue fazer ligações monovalentes no antígeno antígeno, mesmo se houver vários antígenos na superfície da célula.

c) A classe de um anticorpo e, consequentemente, sua função são definidas pela estrutura de sua cadeia pesada.

d) O fragmento Fc é responsável pela ligação com os antígenos.

e) A região da dobradiça, que liga as porções da molécula de imunoglobulina, é uma região rígida que impossibilita movimentos independentes dos dois braços.

imagem_gráfico.jpg

8) Considerando os dados mostrados na imagem anterior, que representa as respostas de um indivíduo frente a dois ciclos de exposição ao antígeno X, julgue os itens subsequentes em verdadeiro e falso, e marque a alternativa correspondente.

(   ) No primeiro ciclo de exposição ao antígeno X, os macrófagos são ativados pelo contato com o antígeno e estimulam as células B virgens a produzirem anticorpos.

(  ) A curva b representa a resposta imunitária secundária, muito mais rápida, resultante de uma nova exposição ao antígeno X

(  )Em função do primeiro contato com o antígeno X, observa-se a produção de anticorpos específicos contra esse antígeno; nessa etapa, predominam as imunoglobulinas da classe M.

(   ) Durante a resposta imunitária primária, a produção de anticorpos é menor, pois ela é mediada pelo sistema complemento, que precisa, antes, ser secretado pelo plasmócitos.

(   ) A resposta secundária é resultado da ativação de células B de memória que foram produzidas durante a primeira exposição ao antígeno X..

 

a) F-F-V-V-F

b) F-V-V-F-V

c) V-V-F-V-F

d) V-F-F-V-V

e) F-V-V-F-F

imagem 22222.jpg

9)

a) ambas são totalmente variáveis.

b) ambas são parcialmente constantes e parcialmente variáveis.

c) a leve é totalmente variável e a pesada é parcialmente variável e parcialmente constante.

d) a leve é totalmente variável e a pesada é totalmente constante.

e) a leve é totalmente constante e a pesada é parcialmente variável e parcialmente constante.

10) (FIOCRUZ - 2010) Imunoglobulinas são moléculas solúveis secretadas por linfócitos B ativados e podem exercer uma série de efeitos diferentes, dependendo da classe a que pertencem e das células efetoras as quais estão ligadas. Sobre tais moléculas, assinale a alternativa incorreta.

a) Macrófagos, células que realizam eficientemente o processo de fagocitose mediada por anticorpos, possuem receptores de alta afinidade para IgE, estando constitutivamente cobertos por essa classe de imunoglobulinas.

b) A ligação das IgGs a células efetoras (macrófagos e neutrófilos) se dá por meio de receptores que interagem com a porção Fc destas moléculas.

c) As imunoglobulinas apresentam estrutura globular, possuindo vários domínios, cujo número varia dependendo da classe. Cada molécula de IgG é composta por duas cadeias leves e duas cadeias pesadas.

d) A IgA está presente em todas as secreções, sendo importante para a defesa nestes locais por meio da neutralização de micro-organismos, o que dificulta sua penetração.

e) A IgM, por ser pentavalente, é a classe de imunoglobulinas com maior eficiência na ativação do sistema complemento.

Imunologia em Foco! Website com conteúdo multimídia para o estudo complementar da disciplina de Imunologia e Imunopatologia

Esse website foi desenvolvido para ser acessado de um computador ou notebook. Pode ser que em dispositivos como celulares e tablets a formatação do website fique prejudicada

bottom of page