Imunologia em Foco!
PID UFCSPA
ANTICORPOS- NÍVEL 3
1) Correlacione as citocinas com os subtipos de anticorpos:
( ) Interferon Gama
( ) Interleucina-4
( ) TGF-beta
1 – IgE
2 – IgG
3 – IgA
2) Assinale a alternativa com as afirmações corretas:
I – A imunidade humoral de pacientes com SIDA por HIV está fortemente comprometida devido a
seus níveis reduzidos de linfócitos T, participantes do processo de maturação dos anticorpos
II – Pacientes com síndrome do hiper IgM possuem significativa deficiência da imunidade humoral
pois são incapazes de realizar a troca de cadeia dos anticorpos
III – Pacientes vacinados com antígenos da capsula de alguma bactéria, tal como pneumococo,
apresentarão uma reação humoral mais efetiva por se tratar de uma resposta secundária
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e III
3) Os anticorpos e os antígenos interagem entre si através de ligações que possuem uma base estrutural e química específica. Sobre essa interação assinale a correta.
A) As ligações entre antígeno e anticorpo são sempre ligações de as quais sua afinidade é dependente de sequências lineares.
B) É formada uma ligação não covalente e irreversível entre o antígeno e anticorpo, incluindo pontes de Hidrogênio, forças de Van der Waals e formações hidrofóbicas.
C) Anticorpos ligam-se a antígenos e medeiam mecanismos efetores de neutralização e ativação do sistema complemento, entretanto não tem envolvimento em citotoxicidade.
D) Quando os LB são ativados e interagem com linfócitos T CD4, eles podem mudar de classe, alterando a região constante da cadeia pesada, não alterando, porém, as regiões variáveis e a especificidade do anticorpo.
E) A ativação da via alternativa do sistema complemento pode acontecer pela ligação da molécula de C1q na região Fc de IgG e IgM.
4) A produção de anticorpos monoclonais (AMC) é feita por meio da formação de hibridomas a partir de células produtoras de anticorpos e células provenientes de mielomas. Nesse processo, é correto afirmar que:
a) Linfócitos B, sensibilizados por um determinado antígeno, formam hibrido mas quando fusionados com mielomas. O hibridoma funciona como um plasmócitos que se reproduzem e produzem AMC.
b) Linfócitos B formam hibridomas com células de mielomas, que sensibilizam os linfócitos B, transformando‐os em plasmócitos que se reproduzem e produzem ACM.
c) Linfócitos B, ligados a plasmócitos, são hibridizados com células de mielomas formando hibridomas. Estes se reproduzem e passam a produzir AMC.
d) Linfócitos B, ligados a linfócitos T4 (helper), são fusionados às células de mielomas, formando o hibridoma. Este se reproduz, transformando‐se em plasmócitos que produzem AMC.
5) (ENADE - 2016) Anticorpos específicos contra o HBV, bem como a pesquisa por antígenos e ácidos nucleicos virais, são importantes indicadores de estágios específicos da doença. A figura a seguir mostra a evolução dos marcadores do vírus da hepatite B (HBV) nas infecções agudas e crônicas.
Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.
a) HBsAg, anti-HBc total e anti-HBs não reagentes indicam contato prévio com o HBV.
b) HBsAg reagente, anti-HBc total reagente e anti-HBs não reagente indicam infecção pelo HBV.
c) HBsAg, anti-HBc total e anti-HBs reagentes indicam imunização após vacinação contra o HBV.
d) HBsAg, anti-HBc total e anti-HBs não reagentes indicam imunização após infecção pelo HBV.
e) HBsAg não reagente, anti-HBc total reagente, e anti-HBs reagentes indicam imunização após vacinação contra o HBV.

6) (ENADE - 2006)
I - Os anticorpos IgG patógeno-específicos constituem uma importante resposta de defesa do organismo humano, graças a uma enorme diversidade de reconhecimento antigênico
PORQUE
II - ocorrem rearranjos nos genes das imunoglobinas em linfócitos B, que garantem essa diversidade.
Pode-se afirmar que
a) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.
7) (ENADE - 2010) Alguns nematelmintos, como, por exemplo, os Strongyloidesstercoralis, apresentam ciclo pulmonar. Tosse, dispneia e eosinofilia são sintomas associados a essa parasitose. Em casos assim, além dos exames coproscópicos, é indicada também dosagem
a) de IgE e eosinófilos devido a resposta TH2 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
b) de IgA e infiltrado celular composto por macrófagos devido a resposta TH2 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
c) de IgM e eosinófilos, devido a resposta TH1 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
d) de IgG e eosinófilos devido a resposta TH1 e pesquisa de larvas na secreção brônquica.
e) de IgE e eosinófilos devido a resposta celular independente e pesquisa de ovos no tecido hepático.
8) (ENADE - 2007) No gráfico abaixo está representada a evolução de uma infecção com o vírus da hepatite B, assim como a resposta imune (anti-HBc, IgM e IgG) a essa infecção.
Considerando um indivíduo doador de sangue, potencialmente será seu sangue fonte inadvertida de contaminação, pode-se afirmar corretamente que
a) na etapa A há risco para transmissão do vírus, mas este pode ser detectado com métodos que identificam antígenos virais.
b) na etapa B observa-se a geração de anticorpos de memória, IgM, que não podem ser identificados em ensaios imunológicos.
c) ensaios imunológicos podem detectar facilmente a presença de partículas de vírus na etapa C, sendo estes considerados de referência.
d) os anticorpos gerados tardiamente após a infecção (IgG, etapa C) penetram no hepatócito, destruindo completamente os vírus.
e) a chamada janela imunológica corresponde a uma etapa tardia após a infecção, na qual não se podem detectar anticorpos contra o vírus da hepatite B.

9) (ENADE - 2007) Os marcadores imunológicos da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) mais utilizados são: antígeno de superfície (AgHBs), anticorpos anti-Ag de superfície (anti-HBs), anticorpos específicos anti-Ag do core (anti-HBc), antígenos “e" (AgHBe) e anticorpos específicos anti-Ag "e" (anti-HBe). O exame laboratorial de um indivíduo mostrou o seguinte perfil sorológico: AgHBs (+); AgHBe (-); anti-HBcIgM (-); anti-HBcIgG (+); anti-HBsIgG (+).
O perfil encontrado é característico de um indivíduo que
a) foi vacinado contra o HBV.
b) está em fase de recuperação.
c) está na fase prodrômica.
d) está na fase aguda de uma infecção pelo HBV.
e) está com alta taxa de replicação viral.